quarta-feira, 10 de junho de 2009

AS VALÊNCIAS FÍSICAS


• FLEXIBILIDADE

• FORÇA DINÂMICA

• FORÇA ESTÁTICA

• FORÇA EXPLOSIVA

• RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA

• RESISTÊNCIA ANAERÓBIA

• RESISTÊNCIA AERÓBIA

• VELOCIDADE DE MOVIMENTOS

• VELOCIDADE DE REAÇÃO

• AGILIDADE

• EQUILÍBRIO

• DESCONTRAÇÃO

• COORDENAÇÃO

• TABELA

________________________________________

FLEXIBILIDADE

A flexibilidade é uma qualidade física evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo num determinado sentido e que depende tanto da mobilidade articular como da elasticidade muscular. Os exercícios exigem um músculo estirado ou em extensão, que deve ser máxima, desde a sua origem até o seu ponto de inserção. A musculação pode limitar a flexibilidade mas, se combinado com o trabalho de força, esse prejuízo pode ser evitado, já que sabe-se que não existe impedimentos para a coexistência entre flexibilidade e hipertrofia muscular nas mesmas zonas corporais. O calor auxilia muito o trabalho de flexibilidade. O treinamento da flexibilidade deve ter sessões freqüentes, sempre seguido de um aquecimento. Quando for constatado o aparecimento de dores, deve-se interromper as sessões para que não ocorra qualquer tipo de lesão mais séria. O bom desenvolvimento da flexibilidade facilita o aperfeiçoamento da técnica do desporto em treinamento, dá condições de melhora na agilidade, força e velocidade, auxilia como fator preventivo contra lesões e contusões, entre outros, e provoca um aumento na capacidade mecânica dos músculos e articulações, ocorrendo assim, um aproveitamento econômico de energia durante o esforço.


FORÇA DINÂMICA

Força dinâmica é o tipo de qualidade na qual a força muscular se diferencia da resistência produzindo movimento, ou seja, é a força em movimento. Na maioria dos casos de treinamento esta qualidade física é desenvolvida nas fases de preparação física geral. Pode ser chamada também como força máxima, força pura ou força isotônica. A força dinâmica pode dividir-se em dois subtipos: Força Absoluta, que é o valor máximo de força que uma pessoa pode desenvolver num determinado movimento; Força Relativa, que é o quociente entre força absoluta e o peso coporal da pessoa.


FORÇA ESTÁTICA

A força estática ocorre quando a força muscular se iguala à resistência não havendo movimento. É a força que explica o fato que ocorre a produção de calor mas não ocorrendo o movimento, é também conhecida como força isométrica. A força estática não está evidente em muitos desportos e sim em situações especiais das disputas onde ocorrem oposições para os gestos específicos da modalidade.


FORÇA EXPLOSIVA

Força explosiva é a capacidade que o atleta tem de exercer o máximo de energia num ato explosivo. Pode ser chamado também de potência muscular. A força explosiva deve ser considerada em treinamento desportivo como força de velocidade, exigindo assim que os movimentos de força sejam feitos com o máximo de velocidade. Aconselha-se à força explosiva, um trabalho precedente de coordenação e de domínio do corpo, sendo que, após o mesmo, empregar pequenas cargas com o uso de medicinebol, sacos de areia, pesos leves, entre outros, pela necessidade de não perder-se velocidade de movimentos, além do uso de pequenas cargas possibilitar um maior número de repetições de exercícios.


RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCAL

É a qualidade física que permite o atleta realizar no maior tempo possível a repetição de um determinado movimento com a mesma eficiência. O treinamento da resistência muscular localizada (RML) está condicionada por variáveis fisiológicas e psicológicas como: as condições favoráveis de circulação sangüínea local, uma grande concentração de mioglobina nos músculos locais o que permite maior armazenamento de sangue a nível muscular, a capacidade de consumo de oxigênio durante o esforço e a capacidade psicológica de resistir a uma repetição de esforço no mesmo grupo muscular. O desenvolvimento da RML apresenta alguns efeitos favoráveis: capacidade para execução de um número elevado de repetições dos gestos específicos desportivos; melhor elasticidade dos vasos sangüíneos; melhor capilarização dos músculos treinados; melhor utilização de energia; acumulação mais lenta de metabólitos nos músculos; maiores possibilidades para um trabalho posterior de desenvolvimento de qualquer tipo de força.


RESISTÊNCIA ANAERÓBIA

É a qualidade física que permite um atleta a sustentar o maior tempo possível uma atividade física numa situação de débito de oxigênio. É a capacidade de realizar um trabalho de intensidade máxima ou sub-máxima com insuficiente quantidade de oxigênio, durante um período de tempo inferior a três minutos. O desenvolvimento da resistência anaeróbia em atletas de alto nível possibilita o prolongamento dos esforços máximos mantendo a velocidade e o ritmo do movimento, mesmo com o crescente débito de oxigênio, da conseqüente fadiga muscular e o aparecimento de uma solicitação mental progressiva. A melhoria da resistência anaeróbia está correlacionada aos seguintes efeitos e características nos atletas: aumento das reservas alcalinas do sangue; aumento da massa corporal; melhoria da capacidade psicológica; aperfeiçoamento dos mecanismos fisiológicos de compensação; melhores possibilidades para os atletas apresentarem variações de ritmos durante as performances.


RESISTÊNCIA AERÓBIA

É a capacidade do indivíduo em sustentar um exercício que proporcione um ajuste cárdio-respiratório e hermodinâmico global ao esforço, realizado com intensidade e duração aproximadamente longas onde a energia necessária para realização desse exercício provém principalmente do metabolismo oxidativo. A melhoria da resistência aeróbia provoca os seguintes resultados nos atletas: aumento do volume do coração; aumento do número de glóbulos vermelhos e da taxa de oxigênio transportado pelo sangue; uma capilarização melhorada nos tecidos resultando numa melhor difusão de oxigênio; aperfeiçoamento dos mecanismos fisiológicos de defesa orgânica; redução da massa corporal; melhora da capacidade de absorção de oxigênio; redução da freqüência cardíaca no repouso e no esforço; diminuição do tempo de recuperação; pré-disposição para um ótimo rendimento no treinamento de resistência anaeróbia; aumento na capacidade dos atletas para superar uma maior duração nas sessões de treinamento.


VELOCIDADE DE MOVIMENTOS

É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para outro. A velocidade de deslocamento depende em grande parte do dinamismo dos processos nervosos atuantes no sistema motor e que tem como variáveis principais as fibras de contração rápida. Pode-se considerar a velocidade de movimentos dependendo de três fatores: amplitude de movimentos, força dos grupos musculares como fatores coadjuvantes, eficiência do sistema neuromotor como fator básico.


VELOCIDADE DE REAÇÃO

A velocidade de reação pode ser observada entre um estímulo e a resposta correspondente. Tem como base fisiológica a coordenação entre as contrações e as atividades de funções vegetativas criadoras dos reflexos condicionados. Assim como a velocidade de movimentos, a de reação está ligada diretamente a predominância das chamadas fibras de contração rápida. A melhor indicação para o seu desenvolvimento é o emprego de um número grande de repetições de exercícios de tempo que poderão provocar automatismos nos gestos rápidos visados.


AGILIDADE

É a qualidade física que permite um atleta mudar a posição do corpo no menor tempo possível. Deve ser desenvolvida desde o período de preparação física geral. O tempo é uma variável importante, o que evidencia a presença da velocidade na agilidade. A flexibilidade também é um pré-requisito para o desenvolvimento da agilidade.


EQUILÍBRIO

O equilíbrio consiste na manutenção da projeção do centro de gravidade dentro da área de superfície de apoio. Apresenta-se de três formas: Equilíbrio Estático, é o equilíbrio conseguido numa determinada posição, e não deve ser treinado em separado nas sessões de preparação física devendo fazer parte dos treinos dos gestos técnicos específicos do desporto visado; Equilíbrio Dinâmico, é o equilíbrio conseguido em movimento e que depende do dinamismo dos processos nervosos, e seu desenvolvimento é obtido pela aplicação de exercícios técnicos do desporto em treinamento, podendo ser trabalhado juntamente com os fundamentos técnicos da modalidade; Equilíbrio Recuperado, é a recuperação do equilíbrio numa posição qualquer e, embora deva ser treinado em conjunto com os gestos técnicos, muitas vezes se impõe um preparo especial paralelo pela evidência de uma deficiência dessa valência em atletas.


DESCONTRAÇÃO

Qualidade física neuro muscular oriunda da redução da tonicidade da musculatura esquelética, apresentandose sob dois aspectos: Descontração Diferencial, é a valência física que permite a descontração dos grupos musculares que não são necessários à execução de um ato motor específico, colaborando para a eficiência mecânica dos gestos desportivos, além dos atletas executarem as técnicas desportivas específicas com um máximo de economia energética; Descontração Total, é a valência física que capacita o atleta recuperar-se dos esforços físicos realizados, estando ligada a processos psicológicos onde tem como variável principal a mente.


COORDENAÇÃO

É a capacidade de realizar movimento de forma ótima, com o máximo de eficácia e de economia de esforços. Qualidade física considerada como um pré-rquisito para que qualquer atleta atinja o alto nível. Tem como variável condicionante o sistema nervoso. A coordenação possui graduações qualificadas como: elementar, fina e finíssima. A coordenação motora é muito exigida no futebol e seus vários elementos técnicos são aplicados em espaços reduzidos com oposição do adversário, com isso, suas ações devem ser realizadas em um pequeno espaço de tempo e nas mais diversas velocidades. Dentre as capacidades coordenativas, as mais importantes para o futebol são: capacidade de orientação, capacidade de adaptação e transformação dos movimentos próprios, capacidade de diferenciação, capacidade de reação, capacidade de combinação.

Identificação das Qualidades Físicas no Futebol
Qualidades Físicas Preparação Técnica Preparação Física
Flexibilidade - Secundária
Força Dinâmica - -
Força Estática - -
Força Explosiva - Imprescindível
Resistência Muscular Localizada - Importante
Resistência Anaeróbia - Importante
Resistência Aeróbia - Imprescindível
Velocidade de Movimentos - Importante
Velocidade de Reação Secundária -
Agilidade Importante -
Equilíbrio Estático - -
Equilíbrio Dinâmico Secundário -
Equilíbrio Recuperado Secundário -
Descontração Diferencial Secundária -
Descontração Total - -
Coordenação Importante -

________________________________________

114 comentários:

  1. Respostas
    1. tb m achei , me ajudo muito na minha prova :D

      Excluir
  2. odiei minha prof falou que são 8 valencias fisicas e agr vou me ferrar :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. problema é seu poorra tenho nda haver com isso kkkk

      Excluir
    2. Tambpem acho problema seu ninguem manda ser burra eu adorei ajudou bastante :P

      Excluir
    3. tbm gostei mt problema e seu muleke

      Excluir
    4. Quem manda não prestar atenção nas aulas hein? ;* boa sorte para toda a vida queridinha (o)

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chorei kkkkk oh dó. viu o que da n presta atenção? kkkk
      Ajudou muito. Obrigad :)

      Excluir
    6. vai todo mundose fuder

      Excluir
  3. porra o psora mi mando toma no cu seus fdp...........

    ResponderExcluir
  4. muito massa esse conteudo vai ajudar muito

    ResponderExcluir
  5. VLW!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    essa matéria e bacana

    ResponderExcluir
  6. gosteiiiii
    me ajudou no trabalho....

    ResponderExcluir
  7. TKS adorei ajudou!! tu le os comentarios?
    Mayara

    ResponderExcluir
  8. lol eu tava precisando msm...
    Meu profs' pediu pra mim fazer um trabalho só de valências físicas...
    Vlw Emerson!

    ResponderExcluir
  9. eu precizo é de trinta ñ ajudou em nada seus...........??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema seu! Você precisa é de um dicionário, isso sim, credo!
      ADOREI, AJUDOU MUITO, OBRIGADA!

      Excluir
    2. To com vcc me ajudou muiito :b

      Excluir
  10. oi eu estava precisando mesmo pois o meu prof;mandou um trabalho sobre as valencias fisicas......

    ResponderExcluir
  11. Esse cara nao sabem nem falar
    pq nao ficou bom nem otimo
    ficou maravilhoso!!!
    Parabens pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom, adorei conteúdo,td mt bem explicado,só poderia citar exemplos de cada valência, mais ficou ótimo...parabéns

    ResponderExcluir
  13. Mt bom,obg por tudo.
    bjs ;*

    ResponderExcluir
  14. Eu achei perfeito !! *-*
    Adoreei !
    Parabéns

    ResponderExcluir
  15. vlw cara me ajudou muito!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Ctrl c e Ctrl v, ajudou muito no meu trabalho de Ed. Física, nem li mais parece estar legal, :DD

    ResponderExcluir
  17. Aposto que a Ju é da minha sala ... HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  18. Ficooo xiquee em prof ajudoou muito naa minhaa escola

    ResponderExcluir
  19. que putice!!!
    quero transar!!!!
    lambe o meu pênis!!!! GOSTOZA

    ResponderExcluir
  20. valeu!!!!!!!!!isso foi muito otimo

    ResponderExcluir
  21. Puuttss, o que que eu faço gente ?! . socorro , meu professor falou que são 8 valencias físicas ,, e agora???

    ResponderExcluir
  22. achei ótimo o comentario sobre as valÊncias físicas.

    ResponderExcluir
  23. ODIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI ISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria saber se no futebol utilizamos o equilíbrio?
      em que momento? por favor me ajude!!!!!!!!!!!

      Excluir
  24. HGFDBVDHJG SEUS FDP:(ºªºªºªº°°°)

    ResponderExcluir
  25. HAAAAAAAAAAAAAA A MINHA SALA SI FERROOOOOH VAMO TE QUE COPIARRRRRRRRR NÃO PODE CTRL C E CTRL V.VAMO FAZE SEXO E BOQUETE Q ÉMELHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      táh!nér!

      Excluir
  26. meu professor é um CACHORRO... ele pede pra gente fazer esse trabalho e coloca isso tudo como exemplo!!!! e agora como agente vai fazer a merda desse trabalho se ele praticamente fez o trabalho todo!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. ajudou so um tantimmm!quase nd

    ResponderExcluir
  28. FICOU otimo , parabéns :D . me ajudou mtoo rs

    ResponderExcluir
  29. FICOU otimo , parabéns :D . me ajudou mtoo rs

    ResponderExcluir
  30. me ajudou demais, ótimo.. (:

    ResponderExcluir
  31. Gente tosca, esse foi o mais bem explicado e resumido que eu achei na internet. Ajudou bastante, vlw ;D

    ResponderExcluir
  32. Muito bom, me ajudou bastante, obg

    ResponderExcluir
  33. me ajudou de mais, adorei esse resuminho bem explicadinho!!!

    ResponderExcluir
  34. adoooooooooooooooreeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  35. me ajudou muito na escola vlw

    ResponderExcluir
  36. Espero q me ajude!
    Eh pra intregar amanhã, e acima d td tenhu q pesqsar oq eh "SINERGIA, CONEXÃO NERVOSA E COLATERAL (CIRCULAÇÃO COLATERAL). Meu Deus tenhu certeza q ela vai m enxer d pergunta, eh foda qndo o professor sab nosso nome! Aff.. =/

    ResponderExcluir
  37. muito bom espero que me ajude!

    ResponderExcluir
  38. Esse conteúdo, me ajudou muito.Vlw

    ResponderExcluir
  39. Adorei!!!! Esse texto me ajudou muito,Brigada!!!! S2

    ResponderExcluir
  40. esses texto me ajudaram no trabalho de educação física

    ResponderExcluir
  41. muito bom msm
    m ajudou bastante fikei procurando um tempao e nao axei nd igual a essa explicação
    Obrigado

    ResponderExcluir
  42. adorei meajudou no trabalho vlw!!!!***

    ResponderExcluir
  43. Salvou o meu ponto de Educação física valeuu

    ResponderExcluir
  44. Esse prof. me ajudou muito na minha pesquisa.Valeu.:)

    ResponderExcluir
  45. Muito bom mesmo,parabens pelo belissimo trabalho!

    ResponderExcluir
  46. mt bom,mas eu queria mais resumido,pelomenos tentou!eu vo fazer um trabalho c essas ingoraçoes e vo colocar como fonte wikipedia hahahahaha,eu coloquei anonimo mas meu nome é flavia.putz kkk gnt to mt p da vida c meu prof de ed fisica,demais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. afff garota idiota,coloquei meu nome como anonimo mas meu nome é luis flavio,afizao bixo,ingorancia mata,ameeeeeeeeeei seu trabalho hein,foi dmais,parabens gatito *-*

      Excluir
  47. massa esse blog meu prof vai me dar 3,00

    ResponderExcluir
  48. gostei muiiiiitoooooo
    valeuuuuu

    ResponderExcluir
  49. Pode passar a referencia bibliografica deste texto?

    ResponderExcluir
  50. O conteúdo até que é bom mais vc poderia colocar exemplos. Em que momento eles são usados no esportes ou em que movimentos ele é usado...

    ResponderExcluir
  51. è chato nao me ajudou

    ResponderExcluir
  52. MUITO OBRIGADA PELO SEU CONTEÚDO.
    MEU PROFESSOR DE ED.FISICA É MUITO EXIGENTE,PORÉM CREIO QUE ELE IRÁ APROVAR MEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  53. vao todos se fude,pq eu fui copia essa merda toda e meu professor ainda falo q tava tudo errado,entom eu vo zera!!!!!!!antes de ir,eu kero manda o cara que criou esse quadro nu blog tome no meio do cu pra ver se rende bastante $$$$$$$$$$$$$$,tah,vai da o cu na eskina p*#@!%#$%¨&*#@!#$

    ResponderExcluir
  54. DEXA DEXA ATRAVESSA LARISSA LARISSA

    ResponderExcluir
  55. bando de vagabundo e de piranha

    ResponderExcluir
  56. pow ae esse conteúdo me ajudou mt mesmo obg

    ResponderExcluir
  57. acheei uma droga ! so mais eu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC DEVE SER UMA GRANDE DROGA ENTÃO!Puta merda, fale menos asneira, por favor;*
      Beijos, Juliana

      Excluir
  58. chuoa minha pica suas vadias

    ResponderExcluir
  59. entrem e legal http://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=9rUVI2GUGFibWM&tbnid=3XZiuxwZq4AJVM:&ved=0CAgQjRwwAA&url=http%3A%2F%2Fnerddependente.blogspot.com%2F2012%2F11%2Fmomentos-dedundantes.html&ei=Zw8tUabXG4H69gShqoDQAg&psig=AFQjCNHUkiTa12HtO09XF9R_gd0i87R7FA&ust=1361993959494585

    ResponderExcluir
  60. o site e bom pra revisao

    ResponderExcluir
  61. pow valeu eu tava presizando dessas coisas pra fazer meu trabalho de valencias fisicas

    ResponderExcluir
  62. Muito bom, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  63. é muito bom esse site ameiiiiiiiiiiiii agora minha profe vai me dar 10 kkkkkkkkkkkkkkkk amo educação física mentiiiiiiiiiiiiiiiiiiiira

    ResponderExcluir
  64. peguei só flexibilidade ajudou mt parabéns pelo site ;)

    ResponderExcluir
  65. E muito bom o site curti.Meajudou no trabalho de educaçao fisica

    ResponderExcluir
  66. me ajudou muito no trabalho

    ResponderExcluir
  67. Nuss..vcs falam MT besteira..
    O conteúdo está ótimo !!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  68. O conteúdo ta ótimo,ajudou bastate!Não sei o por que muitas pessoas não gostaram foi uma ótima explicação!Obrigada!

    ResponderExcluir