domingo, 12 de julho de 2009

As fases de treinamento das categorias de base: como determiná-las?

Os jovens jogadores devem passar por todas as etapas, sem que haja exageros de exigências de força, psicológica, técnica ou tática
Marcelo Iglesias

Como devem ser preparados os jovens que futuramente serão os grandes nomes do futebol brasileiro? Essa é uma questão presente em todos os clubes. Por conta disso, esse foi um dos temas debatidos durante o II Congresso Brasileiro de Ciências do Futebol, realizado entre os dias 3 e 5 de julho, no auditório do Corinthians.

Tendo em vista que os jogadores de futebol iniciam suas carreiras ainda muito novos e têm o seu auge profissional poucos anos após começarem a atuar por equipes profissionais, um dos dilemas daqueles que trabalham com as categorias de base é como devem ser divididas as etapas de treinamento desses jogadores.

“O treinamento dos atletas da categoria de base é dividido em generalizado, o qual é feito dos seis aos 14 anos de idade, e especializado, que é dado aos maiores de 14 anos”, explicou Sandro Sargentim, preparador físico responsável pelas categorias de base do Corinthians. “O treinamento generalizado é dividido em iniciação (dos seis aos 10 anos) e em formação atlética (dos 11 aos 14 anos). Já o treinamento especializado é fragmentado em especialização (dos 15 aos 17 anos) e alta performance (para os maiores de 17 anos)”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário